Legislativo

Deputados paraibanos revogam lei que proíbe fogueiras no São João



Os deputados estaduais paraibanos votaram, nesta terça-feira (4), de forma unânime, pela revogação da Lei 11.711/2020, que proibia a realização de fogueiras em áreas urbanas durante as festividades juninas na Paraíba.

Tal proibição havia sido imposta no início da pandemia de Covid-19 devido ao impacto direto sobre o sistema respiratório. A mudança permite acender fogueiras em espaços urbanos.

Além das preocupações ambientais, o estado da Paraíba enfrenta uma situação de emergência de saúde pública devido ao substancial aumento de 342,14% nos casos de doenças respiratórias graves de um ano para o outro.

Alerta

No ano passado, 111 pessoas deram entrada no Hospital de Trauma devido a queimaduras no mês de junho, de acordo com um estudo feito pelo departamento de estatísticas da instituição. Conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 180 mil pessoas perdem suas vidas anualmente em decorrência de queimaduras, tornando essa condição a quinta causa mais comum de lesões não fatais em crianças. As queimaduras não fatais podem resultar em morbidade, internações prolongadas, desfiguração e incapacidade, frequentemente levando a cicatrizes e exclusão social.

Portal Pop

Blog do Anderson Souza