Economia

Declaração da CNI reforça papel estratégico da indústria para retomada do desenvolvimento

Declaração da CNI reforça papel estratégico da indústria para retomada do desenvolvimento


Confederação Nacional da Industria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (27), ao final do Encontro Nacional da Industria (ENAI), uma declaração reforçando o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil.


“A indústria é essencial para o desenvolvimento tecnológico, a criação de empregos de qualidade e a produção de riqueza, com um potencial decisivo para impulsionar a economia e fortalecer as cadeias de valor”, diz um trecho da declaração. 


O documento defende uma política industrial perene no centro da estratégia de desenvolvimento e lista exemplos de medidas estruturantes que estão sendo implementadas no país e que buscam responder aos desafios atuais, como a Nova Indústria Brasil (NIB), o Plano de Transformação Ecológica e novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A CNI aponta, ainda, a necessidade do fortalecimento do protagonismo feminino na economia e na indústria, recursos em quantidade e a custo competitivo para o financiamento produtivo, maior participação do Brasil nas cadeias globais de valor, por meio de uma inserção internacional pragmática, e a construção de uma estratégia nacional de descarbonização, entre outros pontos.

Confira a íntegra da declaração:

Declaração da Indústria – ENAI 2024.pdf(289,3 KB)

14º ENAI debateu estratégias para competitividade, inovação e sustentabilidade

O ENAI é o principal evento de mobilização do setor no Brasil e, em sua 14º edição, reuniu, em Brasília, mais de 1,4 mil líderes industriais, entre dirigentes das federações estaduais da indústria e de associações setoriais, autoridades e especialistas, para discutir o desenvolvimento da indústria brasileira.

Com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”, esta edição debateu estratégias para o aumento da competitividade, inovação e sustentabilidade. Na ocasião, foram celebrados diversos acordos de cooperação e lançadas iniciativas em temas-chave para o setor, como Custo Brasil, saúde e segurança na indústria, desenvolvimento sustentável e trabalho e emprego.

FIEPB