Economia

Crie um Plano de Desenvolvimento Pessoal com ajuda da IA

Crie um Plano de Desenvolvimento Pessoal com ajuda da IA


O que é um PDI? 

É uma ferramenta estratégica utilizada para mapear e direcionar o crescimento profissional e pessoal de um indivíduo. O PDI funciona como um guia, ajudando a identificar habilidades a serem desenvolvidas, define metas realistas e mapeia ações necessárias para alcançar os objetivos.

Abaixo, você confere alguns exemplos práticos:

Desenvolvimento de competências técnicas: um instrutor do SENAI pode usar o PDI para identificar lacunas em seu conhecimento técnico e planejar cursos ou certificações que o ajudem a se atualizar.

Exemplo: Um profissional da área de mecânica pode pedir para uma ferramenta como o ChatGPT e Gemini, traçarem um plano para aprender sobre novas tecnologias de veículos elétricos. 

Upgrade de carreira: colaboradores que almejam cargos de liderança podem usar o PDI para desenvolver habilidades como gestão de equipes e tomada de decisão.

Exemplo: Um coordenador pode solicitar que a I.A busque cursos de gestão de projetos para se preparar para uma futura promoção na empresa. 

Transição profissional: para quem deseja mudar de área dentro do ambiente de trabalho, o PDI pode ajudar a identificar as habilidades necessárias para essa transição.

Exemplo: Um profissional da área administrativa pode pedir para a I.A um plano de migração para a área de tecnologia, buscando formações em análise de dados.

Você precisa de bons prompts para construir um PDI com o ChatGPT 

Prompts são perguntas ou frases direcionadoras que ajudam a guiar o pensamento e a reflexão de um bot. Contribuem para a organização de ideias e a elaboração de respostas estruturadas. Prompts bem elaborados ajudam a:

Clarear objetivos: perguntas direcionadas ajudam a identificar o que realmente importa, evitando metas vagas ou irreais.

Exemplo: Em vez de “Quero crescer na carreira”, um prompt como “Quais habilidades específicas preciso desenvolver para ser promovido a gerente?” traz mais clareza. 

Identificar pontos fortes e fracos: prompts de autoavaliação permitem uma análise honesta das competências atuais e das áreas que precisam de aprimoramento.

Exemplo: “Quais são minhas principais conquistas no último ano e o que elas revelam sobre minhas habilidades?” 

Poupar tempo e criar um plano de ação realista: perguntas que focam em ações práticas ajudam a transformar metas abstratas em passos mais concretos.

Exemplo: “Quais recursos ou cursos estão disponíveis no SESI e no SENAI para me ajudar a desenvolver essa habilidade?” 

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e inscreva-se em nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

FIEPB