A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), atualmente possui convênios firmados com cinco importantes instituições sociais, sem fins lucrativos, que oferecem serviços de educação e assistência social para a comunidade. Os convênios têm sido uma importante ferramenta para contribuir com o funcionamento regular dessas instituições. e garantir que o atendimento dos serviços sejam contínuos para mais de mil crianças.
As instituições conveniadas com a Seduc são a Casa da Criança Doutor João Moura, no bairro do São José que recebe da Seduc profissionais, recursos para a merenda e materiais de limpeza; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que também tem em seu quadro funcional servidores da Educação Municipal e passou a receber recursos para a aquisição de gêneros alimentícios; o Instituto dos Cegos, que recebe a mesma contribuição garantida à APAE; a Associação Campinense de Pais Autistas (ACPA). Também são conveniados o projeto Tamanquinho das Artes e a Casa São Domingos Sávio.
No Projeto “Tamanquinho das Artes”, iniciativa criada pela professora e ativista cultural Eneida Agra Maracajá, a parceria, mantida há três anos, consiste no investimento em profissionais especializados para compor e incrementar a iniciativa, ajudando mais de 60 crianças.
E a Casa São Domingos Sávio, grande novidade de 2024, funciona em um prédio cedido pela Seduc. Para a Casa foi montado laboratório de informática e garantidos servidores e materiais para o funcionamento da unidade.
A Casa São Domingos Sávio atende 60 estudantes da rede municipal, no contraturno escolar, com reforço em língua portuguesa e matemática, além de aulas de música, informática e atividades esportivas. A casa funciona de segunda à sexta-feira e atende alunos de escolas localizadas nos bairros José Pinheiro, Aluízio Campos e na própria comunidade do bairro Santa Terezinha.
Para o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, essas parcerias também são mecanismos para garantir que muitos estudantes das escolas municipais tenham uma rede de atendimentos também em outras instituições.
“Algumas dessas parcerias acontecem há mais de 20 anos e em muitas dessas instituições nós temos os próprios estudantes da rede como público atendido. É o caso dos estudantes cegos atendidos pelo Instituto dos Cegos; os alunos com síndrome de down, atendidos na APAE. Mas também temos a ampliação de vagas em creches quando citamos a Casa Doutor João Moura; além das atividades de reforço realizadas na Casa São Domingos Sávio. Então, é efetivo manter e ampliar essas parcerias que influenciam diretamente no desenvolvimento das nossas crianças”, disse o secretário.
A gestora da Casa da Criança, Betânia Souza, destacou a importância da parceria, que é renovada todos os anos.
“Agradecemos imensamente a parceria com a Secretaria de Educação do Município, que vem nos ajudando há mais de 20 anos através de um convênio firmado. Todos os anos esse convênio é renovado. É muito importante essa parceria com a Secretaria da Educação do Município porque eles fazem treinamento com a nossa equipe pedagógica e também contribuem com todas as necessidades da casa. Sempre que necessário, estão nos acolhendo e conversando sobre a demanda e é importante, não só para o município, mas também para toda a comunidade campinense”, disse.
Já a diretora da APAE, Rosilene Silva, falou sobre como a parceria tem permitido o funcionamento regular da instituição.
“Gostaríamos de agradecer imensamente à Prefeitura de Campina Grande, precisamente a Seduc, pela parceria. O convênio existente há muitos anos entre APAE e Secretaria, que ajuda a instituição no envio de profissionais e, recentemente, estamos ampliando essa parceria em que a Seduc tem contribuído com alimentação, enviando merenda, assim como material de limpeza para a nossa APAE. Então, na instituição, os professores, a maioria, são cedidos pelo Município e esses profissionais é o que mantém o setor pedagógico da instituição”, ressaltou a diretora da APAE.
Prefeitura Municipal de Campina Grande – Portal Online