Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinaliza que pode não dar continuidade ao torneio regional de maior sucesso no país. Junto à tabela da Pré-Copa do Nordeste de 2025, a CBF enviou um comunicado para clubes e federações da região, informando que não há garantia de reserva de vagas para os campeões estaduais na competição ou em sua fase preliminar em 2026.
Isso levanta incertezas sobre o futuro do Nordestão após a próxima edição, com a alegação de ajustes no calendário para acomodar competições internacionais, como o Super Mundial de Clubes da FIFA.
A Copa do Nordeste, que voltou a ser realizada anualmente em 2013 após um acordo judicial com a Liga do Nordeste, tem grande importância para a região. Criada em 1994, o torneio foi disputado até 2003, e seu retorno trouxe um grande investimento no futebol nordestino, sendo creditado por muitos, incluindo dirigentes de clubes como Fortaleza e Bahia, ao fortalecimento das equipes e ao sucesso recente dessas instituições.