Cidades

Campina Grande terá Tarifa Zero neste sábado, feriado da Independência do Brasil

Campina Grande terá Tarifa Zero neste sábado, feriado da Independência do Brasil


A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, realiza mais um dia de Tarifa Zero neste sábado, feriado da Independência do Brasil (7 de Setembro). A novidade desta edição é um reforço na frota de ônibus até 14h. Isso porque muitas pessoas vão até o Centro da cidade acompanhar os desfiles cívico-militar na Rainha Borborema.

Desde o final do ano passado, quando foi implementado, o programa Tarifa Zero já atendeu mais meio milhão de usuários do transporte público de Campina Grande gratuitamente. Foram precisamente 530.841 passagens gratuitas pelas catracas entre dezembro do ano passado e agosto de 2024.

“Um estímulo para todas as pessoas irem até o desfile, saírem para fazer passeios, ir ao shopping.. Durante todo o dia teremos Tarifa Zero nos ônibus de Campina Grande. Por ser um desfile fizemos um reforço em toda a frota de Campina Grande desde o início do dia até 14h. E a partir de 14h voltaremos com a frota normal de dias de domingos e feriados, com o serviço seguindo normalmente até 20h”, explicou a gerente de Transportes da STTP, Araci Brasil.

Outra novidade é que a partir do próximo domingo (8) o serviço de transporte público passará a funcionar até mais tarde, passando o horário de encerramento de 18h para 20h. A mudança também passa a valer nos sábados, quando o horário final passa de 20h para 22h. Em relação a este sábado, o horário final fica sendo o de 20h porque trata-se também de um feriado, onde são repetidos os horários de domingo.
Linhas e itinerário dos ônibus

De acordo com o cronograma de ordem de serviços, pela manhã estarão circulando as linhas 020,022, 092, 110, 111, 303, 333, 004, 044, 444, 555, 660, 090A, 910, 922, 955, 245, 263, 902, 903A e 903B.

Considerando as interdições de ruas necessárias e já previstas para a realização do desfile, algumas linhas de ônibus terão seus itinerários modificados, na área central, enquanto durar a festividade.

Em razão da interdição de via rotatória do Viaduto (Avenida Floriano Peixoto – Boi e Brasa), as rotas de ônibus serão desviadas para a Avenida Janúncio Ferreira, seguindo pela Rua Vigolvino Wanderley, Rua 7 de Setembro.

Já em outro ponto de interdição (Avenida Floriano Peixoto – Teatro Municipal – Praça Clementino Procópio – Antigo Posto Futurama), as rotas de ônibus serão desviadas para as Ruas Treze de Maio, Rui Barbosa e Afonso Campos.
Conforme ajustes no trânsito, haverá modificação na saída dos ônibus do Terminal de Integração, sentido Teatro Municipal/Catedral. Ainda dentro do plano de mobilidade, esse modal de transporte seguirá normalmente pela Avenida Floriano Peixoto e seguirão pelo desvio no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, seguindo seu destino pela Rua Treze de Maio.
Para informações adicionais sobre o plano de mobilidade urbana de “Sete de Setembro”, e todos os horários do transporte público podem ser acompanhados em tempo real no aplicativo MobiCG ou no telefone (83) 3341-1517, com a opção de mensagens de textos através do WhatsApp, nesse mesmo número.

Plano Operacional de Trânsito

Algumas ruas e avenidas de Campina Grande serão interditadas para a realização dos desfiles cívico-militar neste sábado, feriado de 7 de Setembro. A STTP contará com um efetivo de colaboradores distribuídos da seguinte forma: 70 agentes de trânsito e fiscais de transporte, 26 motocicletas, 06 viaturas, e 04 outros veículos dando suporte e desenvolvendo as atribuições durante a programação.

Conforme planejamento, todas as ruas que dão acesso direto à Avenida Floriano Peixoto estarão com interdições.
Fica assim programado os trechos com barreiras:
– Viaduto – O fluxo proveniente da Avenida Manoel Tavares será desviado para o acesso à Avenida Giló Guedes. O fluxo proveniente da Avenida Janúncio Ferreira e da Rotatória serão impedidos de adentrar à Avenida Floriano Peixoto.
– Rua Tavares Cavalcante (próximo ao Sintab) – O local será reservado para a concentração das escolas que irão desfilar no evento.
– Praça da Bandeira x Getúlio Vargas – O local será reservado para a montagem do palco e área de apoio às autoridades. O fluxo será desviado para a Avenida Getúlio Vargas.
– Rua Sebastião Donato x Avenida Floriano Peixoto – O acesso à Avenida Floriano Peixoto (CLIPSI) será interditado, exceto para os ônibus provenientes do Terminal de Integração.
– Avenida Floriano Peixoto X Rua Rui Barbosa – O fluxo remanescente da Avenida Floriano Peixoto, sentido centro, será desviado para a Rua Rui Barbosa em direção à Rua Treze de Maio.

Nesses trechos também será constatada a presença de dezoito fiscais de transportes, que estarão auxiliando na orientação aos motoristas de ônibus sob as rotas que serão afetadas nestas operações.