Cidades

Caminhos do Frio impulsiona economia e garante 90% de ocupação nos hotéis do Brejo



Pilões é uma das cidades do Brejo a receber o Caminhos do Frio (Foto: Michelle Farias/Pauta Real)

Frio, programação cultural, culinária e belezas naturais se entrelaçam durante a Rota Cultural Caminhos do Frio, que percorre 10 municípios do Brejo paraibano por 69 dias. O evento movimenta a economia e já garante 90% de ocupação nos hoteis e pousadas da região aos finais de semana.

Em sua 19ª edição, o Caminhos do Frio é considerada uma das maiores rotas de turismo integrado do país. De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, o turismo de experiêcia é o foco do roteiro.

“O turismo no Brejo paraibano tem crescido e turismo só cresce quando a região é fortalecida e unida. Temos uma programação de segunda a domingo e nossas pousadas já estão com 90% de ocupação nos finais de semana. Isso é de extema felicidade. Saber que a economia do turismo é real no Brejo, a indústria do turismo é real”, avaliou Jaime.

Pauta Real Publicidade 790x90

 

O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares, ressaltou que a orientação do Governo do Estado é estimular a interiorização do turismo, setor considerado importante para o desenvolvimento das regiões.

“O Caminhos do Frio movimenta toda uma economia, desde o hoteleiro, ao dono do restaurante, a barraquinha que vende o lanche, movimenta toda a economia da cidade, atraindo turistas que movimentam uma cadeia enorme gerando renda para uma região”, afirmou Tavares.

A Rota Cultural Caminhos do Frio acontece de julho a setembro, enaltecendo as tradições artísticas e culturais da região, com destaque para o movimento Armorial, surgido na década de 70 no Brasil. Esse movimento, que valoriza as artes populares nordestinas, tem como objetivo central a criação de uma arte brasileira singular, enraizada nas tradições populares.

“A perspectiva é muito positiva. Terminamos um grande momento, que foi o São João da Paraíba e culminou agora com a chegada do Caminhos do Frio, que é essa rota charmosa da Paraíba que vem conquistando o Nordestes e o Brasil”, disse o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena.

Entre as novidades deste ano, todos os municípios integrantes da Rota irão participar do Festival Gastronômico, proporcionando aos visitantes uma experiência única para degustar a culinária típica do Brejo Paraibano. O festival será complementado por oficinas, cursos de sommelier de cachaças e vinhos, além de aulas shows. Além disso, a Rota das Igrejas Criativas será uma atração semanal, levando a cultura popular aos sábados durante todo o período da rota. Outro ponto de destaque será o foco no empreendedorismo feminino no campo, destacando o papel das mulheres na economia local.

Confira as datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio:

Areia: 1 a 7 de julho

Pilões: 8 a 14 de julho

Matinhas: 15 a 21 de julho

Solânea: 22 a 28 de julho

Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro