Nos dias 24 e 25 de outubro, São Paulo será palco do B20 Summit Brasil, evento de encerramento do principal fórum do setor privado do G20, o grupo das maiores economias do mundo. A plenária reunirá líderes empresariais e autoridades do Brasil e dos países que compõem o G20 para apresentar e discutir as 24 recomendações do Business 20 (B20) construídas em consenso pelas oito forças-tarefas sob o comando brasileiro. A expectativa atrair 1,5 mil pessoas nos dois dias de evento.
A abertura acontece na quinta-feira (24), e será feita por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Dan Ioschpe, chair do B20 Brasil; Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Felipe Hees, sous-sherpa do G20; e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A programação do B20 Summit Brasil reunirá líderes empresariais que encabeçaram as forças-tarefas do fórum do setor privado: Ricardo Mussa, CEO da Raízen; Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer; Gilberto Tomazoni, CEO da JBS; Fernando de Rizzo, CEO da Tupy; Paula Bellizia, VP Latam da AWS Services; Luciana Ribeiro, sócia-fundadora da EB Capital; Walter Schalka, membro do Conselho da Suzano; e Claudia Sender, executiva que faz parte de conselhos empresariais.
A plenária realizará uma série de debates sobre temas centrais da presidência brasileira do G20, como o combate à fome e à pobreza, e a promoção de uma transição energética justa.
Painéis contarão com ministros de Estado e grandes nomes do setor privado
No primeiro dia de programação (24), Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Jacqueline Mugo, presidente da Organização Internacional dos Empregadores (OIE); e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (Magalu) e do Grupo Mulheres do Brasil, vão discorrer sobre os desafios do governo e das empresas em adequar o mercado de trabalho e preparar profissionais para lidar com tendências tecnológicas e mudanças climáticas.
O segundo painel terá a participação de Jon M. Huntsman, Jr., vice-chairman e presidente para Crescimento Estratégico da Mastercard, e de Livia Chanes, CEO do Nubank Brasil, em que abordarão o papel do setor privado no crescimento sustentável e inclusivo. Ainda no primeiro dia, o painel Jornada de IA: enfrentando desafios e acelerando a produtividade discutirá como repensar a formulação de políticas e as práticas de negócios considerando os desafios e oportunidades criadas a partir da difusão da inteligência artificial. Angel Melguizo, conselheiro sênior em Economia Digital da UNESCO; Fariba Wells, vice-presidente de Assuntos e Políticas Governamentais Globais da Kyndryl; Marco Stefanini, CEO Global e fundador da Stefanini IT Solutions;e Fábio Coelho, presidente, Google Brasil, conduzem a o debate.
Para fechar o primeiro dia da plenária do B20, Jean-Pierre Clamadieu, presidente do Conselho Global de Administração da ENGIE; Leticia Andrade, vice-presidente de Energia Renovável Brasil da Equinor; Musaab Al Mulla, vice-presidente de Energia e Insights Econômicos da Saudi Aramco; e Patricia Espinosa Cantellan, sócio-fundador & CEO da onepoint5 participam do painel Impulsionando o Futuro rumo a uma transição net-zero justa, no qual explorarão como garantir a transição energética de forma sustentável, segura e economicamente viável.
Segundo dia discutirá legado do Brasil e terá ministros do Comércio de países do G20
O segundo e último dia de evento (25) começa com painel sobre o papel do comércio internacional na promoção de prosperidade e no combate à fome. Participam Busi Mabusa, presidente do Conselho da Corporação de Desenvolvimento Industrial (IDC); Mario Lubetkin, diretor-geral assistente e representante regional para a América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Marion Jansen, diretora de Comércio e Agricultura da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em seguida, o presidente da CNI, Ricardo Alban, se junta ao vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e a Dan Ioshpe, chair do B20 Brasil para avaliar avanços e desafios da primeira presidência brasileira do G20.
Desde janeiro de 2024, o B20 se dividiu em oito-forças tarefas, reunindo 1200 representantes empresariais dos países do grupo, para consolidar recomendações do setor privado em áreas estratégicas, como comércio, finanças, infraestrutura, educação e trabalho; transição energética, transformação digital, compliance, sistemas alimentares e agricultura e diversidade e inclusão nos negócios..
Os resultados de quase um ano de trabalho serão tema de painel que reunirá os líderes empresariais brasileiros que encabeçaram cada uma das forças-tarefas: Fernando De Rizzo, CEO da Tupy; Francisco G. Neto, CEO e presidente da Embraer; Gilberto Tomazoni, CEO da JBS; Luciana Ribeiro, sócia-fundadora eB Capital; Paula Bellizia, vice-presidente LATAM da Amazon Web Services; Reinaldo Goto, diretor-executivo de Conformidade da BRF, representando a chair Claudia Sender; Ricardo Mussa, CEO da Raízen e Walter Schalka, conselheiro da Suzano.
Finalizando o segundo dia de plenária, a sessão de Ministros de Comércio do G20 vai trazer percepções sobre o trabalho realizado durante o G20 Brasil e as expectativas para o futuro. Os últimos debates do dia serão o painel Garantindo a continuidade do B20: a jornada para a África do Sul e adiante, com participação de Dan Ioschpe, Chair do B20 Brasil, Chandrajit Banerjee, Diretor Geral da Confederação da Indústria Indiana (CII), Mxolisi Mgojo, Chair do B20 África do Sul e Suzanne P. Clark, Presidente e CEO da Câmara de Comércio dos EUA.
Fechando o último dia de evento, Constanza Negri, sherpa do B20 junto com Cas Coovadia, sherpa do B20 África do Sul, vão apresentar as 7 iniciativas de legado lançadas pela gestão brasileira à frente do fórum empresarial.
A programação completa do B20 Summit Brasil pode ser acessada no site oficial do evento: B20 Brasil Summit 2024.
O B20 Summit Brasil será realizado no Clube Monte Líbano, em São Paulo, e tem o patrocínio da Sabic, Aramco, Equinor, Mastercard, JBS, Vrio-Sky, ABDI e Finep, além do apoio institucional do Sebrae e do Conselho do SESI.
FIEPB