Brasil

Aprovada redução na tarifa de energia para consumidores residenciais da Paraíba

Aprovada redução na tarifa de energia para consumidores residenciais da Paraíba


Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (27/8) o Reajuste Tarifário Anual de 2024 da Energisa Paraíba (EPB), a vigorar a partir desta quarta-feira (28/8). A distribuidora atende a mais de 1,8 milhão de unidades consumidoras em 218 municípios paraibanos.

O reajuste em questão promoveu redução de 2,24% a ser percebida nas contas de luz dos consumidores residenciais atendidos pela empresa. Confira, na tabela, os demais índices:

Empresa Consumidores residenciais – B1
EPB – 2,24%
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito Médio para o consumidor
– 2,39% 3,22% – 1,35%
Dentre os fatores que mais impactaram na redução dos índices, merecem destaque os componentes financeiros a serem recuperados no próximo período tarifário, além do amortecimento dos custos de transmissão e de encargos do setor elétrico.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).