Valorizar e estimular o talento de jovens alunos da educação profissional, em uma disputa que reúne estudantes de todas as regiões do país. Essa é a missão da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, cuja edição de 2025 no Brasil foi encerrada neste domingo (28), com cinco importantes conquistas para alunos do SENAI Paraíba.
Com nove alunos participando das seletivas nacionais deste ano, realizadas em São Paulo, Minas Gerais e, na semana passada, em Brasília, a instituição conquistou, ao todo, cinco medalhas, sendo quatro de excelência e uma de bronze. Este terceiro lugar, na ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, foi conquistado pelo aluno Izak Araújo.
Já as medalhas de excelência, que enaltecem o nível técnico dos competidores durante as provas e são concedidas àqueles que atingem desempenho superior ao padrão internacional de qualidade, foram conquistadas pelos alunos Pedro Ramos de Oliveira (Desenho Mecânico CAD); Luan Guilherme Dias (Instalações Elétricas); Monalisa Vitória Araújo (Design Gráfico); e pela dupla Arthur Gustavo Lemos e Isaque de Lima (Robótica Móvel).
Antes de retornar ao estado, a delegação paraibana foi recebida, no aeroporto de Brasília, pelo presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, que acompanhou de perto a última etapa da competição e enalteceu o desempenho dos jovens alunos do SENAI.
“Estamos muito orgulhosos do desempenho dos nossos alunos do SENAI Paraíba, conquistado em uma competição tão importante e internacionalmente reconhecida, como é a WorldSkills. Esses resultados só demonstram que estamos no caminho certo, ao proporcionar aos nossos alunos da educação profissional metodologias inovadoras, que ampliam o conhecimento e preparam esses estudantes para os desafios do mercado de trabalho”, ressaltou Cassiano Pereira.
Sobre a competição
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os alunos disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. O objetivo é promover o intercâmbio entre jovens profissionais de todo o mundo, estimular a troca de experiências e despertar o espírito esportivo nos competidores.